QUANTO MAIS ESPIRITUAL, MAIS HUMANO

       
         Ser espiritual para muitos  evangélicos é ser alguém carregado de misticismos,  aquele com inúmeros dons sobrenaturais, que separa longas horas de oração e jejum ou talvez aquele que se priva de muitos prazeres para viver uma vida de clausura e sacrifícios.   
        Ser espiritual segundo o apóstolo Paulo é ter a mente de Cristo (1 corintios 2:15,16),  ter a mente de Cristo é o ápice da maturidade Espiritual (1 corintios 3:1) (Efésios 4:13)

         Jesus se tornou humano para ser o modelo, o novo Adão, a referência de homem espiritual que Deus quer que sejamos, pois ser carnal para Paulo é viver sob o impulso dos instintos mais primitivos de nossa natureza decadente, sendo dominados pela egoismo e hedonismo onde o amor e o altruísmo não encontram espaço para nos fazer o HOMO SAPIENS ( homem sábio) que Deus quer que sejamos.(1 corintios 15:45 ,46 ; 1 corintios 11:1)
                   Na primeira epístola de Paulo aos Coríntios  observamos que havia inúmeras manifestações de  profecias e línguas (leia a partir do capitulo 12) e no entanto o apóstolo critica a imaturidade e a carnalidade que dominavam aquela igreja, as dissenções e facções maculavam suas reuniões provando que ser espiritual nada tem a ver com dons espirituais.

             Se ser espiritual é ter mente de Cristo esta espiritualidade se manifesta quando nos relacionamos com o mundo como Ele se relacionou.
             Quando a confiança no cuidado do Pai toma o lugar da ansiedade e da ganância pelas riquezas (Lucas 12:28 -30)
             Quando nossas diferenças sociais, religiosas e culturais não nos impedem de ajudar e cuidar do próximo (Lucas 10 33-37)

             Quando a simplicidade e a mansidão se torna características evidentes da nossa devoção a Cristo (Mateus 11:29)
             Quando a árvore é boa produz bons frutos, quando o homem é espiritual produz o fruto do Espírito que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gálatas 5:22-26)

.             Então, quanto mais espiritual, mais humanos nos tornamos, mais sensíveis ao próximo e ao criador.

Pr. Paulo Roberto
.



Comentários